Resenha: Eden: It's an endless world! Vol. 1, Hiroki Endo, JBC (Kodansha)

País de Origem: Japão
Ano de Publicação: 1998
Ano da edição brasileira atual: julho/2015
Nº de páginas: 422
Edições originais incluídas: capítulos #1 a #10
Coleção: Eden edição BIG
Demografia: Seinen

Sinopse: Num futuro próximo, um devastador vírus dizimou a maior parte da população mundial. Hoje, os poucos sobreviventes tem uma dura missão: reconstruir o futuro sobre os destroços do passado. Enoa e Hana vivem em um Éden, isolados do resto do planeta, procuram descobrir as respostas para seus questionamentos, e estão prestes a iniciar uma vida de aventuras e sofrimentos.


Fonte: http://goo.gl/u7OnaE




MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA


A JBC resolveu investir em um formato diferenciado de mangás este ano, o “Big”, que traz dois volumes japoneses (os chamados tankobons) em um só volume de mais de 400 páginas. E o primeiro título a sair com esse formato foi ‘Eden – It’s an endless world’, anteriormente publicado e cancelado pela Panini Comics.

A história se passa em um futuro distópico (no ano de 2086), no qual 15% dos seres humanos foram dizimados e muitos outros mutilados e desfigurados por um vírus que torna a pele dura e quebradiça e transforma as pessoas em uma espécie de ‘boneco de vidro’. Ennoia Ballard e Hannah Mayall são dois adolescentes imunes ao vírus, sendo que Ennoia é filho de um oficial do exército dos EUA cujo amigo, Morris, os ajudou a ficarem resguardados durante um tempo. Mas nem tudo dura para sempre.

Os dois primeiros volumes introduzem o leitor à história sem muita dificuldade, mas o autor não subestima a nossa inteligência dando explicações demais e desnecessárias. A história tem sim vários conceitos complexos que são melhor entendidos por um leitor acostumado com ficção científica e ciência em geral – mas se você não tem esse background científico, não se preocupe, provavelmente irá se divertir mesmo assim.

‘Eden’ é um mangá sério (e adulto, considerado um seinen) que traz, arraigadas às suas páginas, ideias filosóficas e psicológicas que dão profundidade a ele e faz com que o leitor se identifique com os personagens e


DESENHOS


Os traços de Hiroki Endo são muito realistas e detalhistas, exatamente como uma história de ficção científica deve ter. Ele é extremamente eficiente desenhando desde pessoas a prédios, ruas, florestas ou máquinas. Os quadros são minimalistas onde deve ser evidenciada a psique do personagem, e ultra detalhistas em cenas de ação.






Eden: It's an Endless World! 1 - Page 13

VEREDITO


‘Eden’ chamou a minha atenção por ser do gênero ficção científica, estando inclusive na lista que fiz de melhores mangás de ficção científica de todos os tempos. Elogiado até mesmo pelos leitores mais exigentes, pode ser considerado um dos melhores quadrinhos japoneses em publicação no Brasil atualmente. Interessante, profundo, com uma ótima dose de ação e ideias inteligentes, trata-se de uma boa pedida para os fãs do gênero.

Recomendadíssimo!

Nota:

5/5



Comprar

Baixar

Comentários

Postagens mais visitadas