Os melhores livros de ficção científica de todos os tempos

Ficção científica é, indiscutivelmente, o meu gênero favorito, tanto na Literatura quanto no cinema. Boa parte das grandes obras que marcaram a minha infância e adolescência (e até hoje marcam), e incutiram em mim consciência política, sociológica e científica integram o rol do gênero. Filmes e livros como ‘Jurassic Park’, ‘Matrix’, ‘Blade Runner’, ‘2001 – uma odisseia no espaço’, ‘AI – Inteligência Artificial’, ‘O homem bicentenário’, ‘1984’, ‘Admirável mundo novo’ e muitos outros, me marcaram para sempre (influenciando, inclusive, na escolha da minha graduação) e fizeram parte de alguns dos momentos de “iluminação” intelectual pelos quais passei na vida. Por causa disso decidi fazer um post especial sobre a importância da ficção científica como gênero na Literatura, incluindo uma lista com as maiores obras de todos os tempos. Além disso, vou começar um projeto pessoal a médio prazo, com o objetivo de ler todas as obras listadas e resenhá-las aqui no blog.

Blade Runner é considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, e foi baseado no livro "Androides sonham com ovelhas elétricas" de Philip K. Dick


O que é ficção científica


Toffler (1970) deu uma definição bastante completa, embora sucinta, do que é esse gênero. 
“Ela é um gênero literário baseado em ideias científicas que não tenham sido provadas impossíveis, cujas histórias tentam, dentro de certos limites, respeitar as leis conhecidas da Ciência. Tanto o futuro quanto o passado, a Terra ou outros planetas podem ser os cenários das narrativas de ficção científica. O decisivo é que exista, na narrativa, o exercício de lidar com hipóteses que possuam probabilidade de ocorrer, que não configurem coisas impossíveis e improváveis”. 
Ou seja, segundo a definição desse autor, obras como a saga cinematográfica ‘Star Wars’ e o clássico de Jonathan Swift, ‘As viagens de Gulliver’, não podem ser consideradas sci-fi, por conterem elementos de fantasia (em ‘Star Wars’ há o conceito sobrenatural da “força”, por exemplo).



Eras Clássica, de Ouro, New Wave e Cyberpunk


Os primeiros livros do gênero foram os de Júlio Verne (‘Viagem ao centro da terra’, ‘Vinte mil léguas submarinas’), H. G. Wells (‘A guerra dos mundos’, ‘A máquina do tempo’, ‘A ilha do Doutor Moreau’ e ‘O homem invisível’), Edgar Allan Poe, com alguns contos, e até Arthur Conan Doyle. Essas obras tinham como características o melhoramento do homem pelo saber e pela técnica, monstros alienígenas e viagens interplanetárias e mocinhos cientistas ou técnicos. Essa foi a Era Clássica, que durou de 1820 a 1920.

De 1930 a 1960 houve a Era de Ouro, com o surgimento das obras de Isaac Asimov, J. W. Campbell, Ray Bradbury, Robert Heinlein e Arthur C. Clarke. Elas são caracterizadas por apresentarem fé no progresso científico, base em conceito de hard science (a Ciência mais pura, literal), com mocinhos intrépidos, alienígenas e robôs.

De 1960 a 1980 foi a vez da Era New Wave, com obras de J. B. Ballard, Samuel Delany, Michael Moorcok, Norman Spinrad, Harlan Ellison e Philip K. Dick. Possuem as seguintes características: ativismo político, aproximação com as Ciências Humanas, mocinhos solitários, angustiados e/ou paranoicos, e alienação em um futuro high-tech.

Desde 1980 estamos vivendo a Era Cyberpunk, com obras de William Gibson, Bruce Sterling, Lewis Shiner e Vernor Vinge, caracterizadas pela frustração com as promessas da Ciência e da técnica, adoção de elementos da cultura de massas, anti-heróis cyborgs lutando contra o sistema e cenários de alta tecnologia, caos urbano e domínio de mega corporações.

Cartaz do filme "Laranja Mecânica" de 1971, dirigido por Stanley Kubrick e baseado na obra homônima de Anthony Burgess


Os tipos mais comuns de ficção científica


Alguns distinguem a ficção científica hard (mais científica, sem muito espaço para a imaginação) da soft (inclui algumas suposições sem base científica ou real).


Os melhores livros de todos os tempos


Pesquisando em vários sites brasileiros e em um site gringo*, elaborei uma lista com aqueles que são considerados por público e crítica os melhores livros de sci-fi de todos os tempos. A lista está em ordem alfabética, e não em ordem de importância. Do lado dos títulos coloquei os links para baixá-los (não hospedo os arquivos, apenas coloquei os links dos sites que os hospedam), e se clicar em seus nomes você será direcionado para a sinopse da história (no caso dos poucos livros que eu já li e resenhei aqui, você será direcionado para a resenha). São 46 grandes obras, e todas possuem tradução para o português.

1984 – George Orwell (Companhia das Letras) BAIXAR
2001, uma odisseia no espaço – Arthur C. Clarke (Aleph) BAIXAR
A guerra dos mundos – H. G. Wells (Alfaguara) 
A ilha do Doutor Moreau – H. G. Wells (Alfaguara) BAIXAR
A mão esquerda da escuridão – Ursula K. Le Guin (Aleph) BAIXAR
A máquina do tempo – H. G. Wells  (Alfaguara) BAIXAR
Admirável mundo novo – Aldous Huxley (Globo Livros) BAIXAR
Androides sonham com ovelhas elétricas? – Philip K. Dick (Aleph) BAIXAR
As crônicas marcianas – Ray Bradbury (Globo Livros) BAIXAR
Contato – Carl Sagan (Companhia das Letras) BAIXAR
Duna – Frank Herbert (Aleph) BAIXAR
Encontro com Rama – Arthur C. Clarke (Aleph) BAIXAR
Eu, robô – Isaac Asimov (Aleph) BAIXAR
Fahrenheit 451 – Ray Bradbury (Globo Livros) BAIXAR
Frankenstein – Mary Shelley (L&PM Pocket)  BAIXAR
Fundação (Trilogia) – Isaac Asimov (Aleph)  BAIXAR
História Zero – William Gibson (Aleph)  
Jurassic Park – Michael Crichton (Aleph) BAIXAR
Laranja Mecânica – Anthony Burgess (Aleph)  BAIXAR
Matadouro 5 – Kurt Vonnegut (L&PM Pocket)  BAIXAR
Snow Crash – Neal Stephenson (Aleph) 
O fim da eternidade – Isaac Asimov (Aleph)  BAIXAR
O fim da infância – Isaac Asimov (Aleph)  BAIXAR
O homem do castelo alto – Philip K. Dick (Aleph)  BAIXAR
O homem invisível – H. G. Wells (Alfaguara) BAIXAR
O jogo do exterminador – Orson Scott Card (Devir)  BAIXAR
O mundo perdido – Michael Crichton (Rocco) BAIXAR
O perfuraneve – Jacques Lob (Aleph) 
O planeta dos macacos – Pierre Boulle (Aleph) BAIXAR
Os próprios deuses – Isaac Asimov (Aleph) BAIXAR
Realidades adaptadas – Philip K. Dick (Aleph) BAIXAR
Ubik – Philip K. Dick (Aleph) BAIXAR
Um cântico para Leibowitz – Walter M. Miller Jr. (Aleph) BAIXAR
Valis – Philip K. Dick (Aleph) BAIXAR
Viagem ao centro da Terra – Jules Verne (L&PM Pocket) BAIXAR
Vinte mil léguas submarinas – Jules Verne (Zahar)  BAIXAR



Aleph – a editora que mais investe no gênero no Brasil


Pela lista acima, das 46 obras mencionadas, 27 (58,69%) são publicados pela Editora Aleph, que tem como seu carro chefe a publicação do gênero no Brasil, já há alguns anos. Com suas edições caprichadas e um catálogo recheado de títulos excelentes, a Aleph está sendo uma das responsáveis pela revitalização do mercado de livros sci-fi no país. Apesar de ainda não disponibilizar suas obras em e-book, neste mês de julho até o fim do ano de 2015 todo o seu catálogo estará disponível nesse formato, segundo informação dada em seu perfil no Facebook recentemente. 
“Os nossos filhos deviam estudar Arthur C. Clarke, William Tenn, Robert Heinlein, Ray Bradbury e Robert Sheckley, não por estes escritores lhes saberem falar de foguetões e máquinas de tempo, mas sobretudo porque poderão conduzir os seus cérebros juvenis através de uma exploração imaginativa da selva de problemas políticos, sociais, psicológicos e éticos que terão de desbravar quando adultos.” (Toffler, 1970, p. 417)

*Fontes:

ASSAF, Igor. Ficção Científica e especulações sobre o mundo. Em http://lounge.obviousmag.org/sociocratico/2014/01/ficcao-cientifica-e-especulacoes-sobre-o-mundo.html#ixzz3eXv8qzbI. Acesso em 30/06/2015.
MARTINS, Marcos Lobato. Utopia e ficção científica: a geografia real e os futuros. Em http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/6/artigo74826-4.asp. Acesso em 30/06/2015.
PLANETA CIÊNCIAS. Os dez (ou mais) livros fundamentais de ficção científica. Em http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2013/11/os-10-ou-mais-livros-fundamentais-de-ficcao-cientifica-4333547.html. Acesso em 30/06/2015.
SARAIVA CONTEÚDO. Dez livros de ficção científica essenciais. Em http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/51499. Acesso em 30/06/2015.
TOFFLER, Alvin. Choque do futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1970.
WIKIPEDIA. Ficção Científica. Em https://pt.wikipedia.org/wiki/Fic%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica. Acesso em 30/06/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas