Super Guia para começar a ler quadrinhos

Há pouco mais de um ano saí do armário nerd, comecei a ler quadrinhos e a me envolver mais com esse universo. E tive algumas dificuldades e muito trabalho para descobrir os melhores lugares para buscar conteúdo nerd e as melhores formas de consumi-lo. Como sou uma mineira muito gente boa, resolvi fazer um guia para facilitar a sua vida, querido leitor, que quer começar a ler – e a entender – o universo dos quadrinhos.



1º Canais do Youtube sobre quadrinhos

Antes de ler HQs você precisa, obviamente, escolher o que ler. Mas como todos os meses são produzidos inúmeros títulos, é preciso filtrar o que realmente é material de qualidade e que merece a sua atenção, tempo e dinheiro. Listo, abaixo, alguns canais do Youtube (canais nos quais eu, particularmente, sou viciada) que me ajudaram – e continuam ajudando – muito em minhas escolhas de leitura. Esses são, em minha opinião, os quatro melhores canais sobre quadrinhos do Brasil.

2Quadrinhos

O canal mais bem produzido e divertido do Youtube, quando se trata de quadrinhos. O Vinícius é muito divertido e fala muito bem, muitas vezes de uma forma até didática (talvez pelo fato de ele ser professor de Matemática). Imperdível! Para começar veja esse excelente guia de leitura do Hellblazer.



CentralHQs FCBedin

O canal do Fernando Bedin, um colecionador que sabe muiiiiiiiito da 9ª arte, é simplesmente excelente. O cara fala muito bem, só indica material fino e mata a gente de inveja com a coleção mais linda do mundo. Ele faz vídeos de resenhas, aquisições, dicas de melhores leituras e até do que não comprar. Para começar veja essas dicas de quadrinhos da editora Vertigo.



Kitinete HQ

Um canal relativamente novo mas que acrescentou muito ao Youtube. O Rodrigo Scama e o Liber Paz são especializados - literalmente - em arte gráfica e falam com muita propriedade sobre quadrinhos. E falam de uma forma muito descontraída. A sensação é que você está batendo um papo com aquele teu amigo nerd que manja muito mais do que você, que é gente boa e não se importa de te explicar tudo com muita paciência. Veja este vídeo que eles fizeram sobre a fabulosa obra de Mark Waid e Alex Ross, 'Reino do Amanhã'.


Pipoca e Nanquim

SENSANCIONAL. O melhor canal nerd do Youtube, na minha opinião. Bruno Zago, Daniel Lopes e Alexandre Callari são editores de quadrinhos, muito engraçados e sabem tudo! Imperdível. Para começar veja o vídeo que eles fizeram sobre filmes e HQs de terror.




2º Sobre Scans de Quadrinhos na Internet


Todo mundo que lê quadrinhos regularmente já ouviu falar em scans. Pelo menos eu imagino. Scans são, basicamente, quadrinhos escaneados, formatados e transformados em arquivos virtuais para serem compartilhados na internet. No Brasil existem MUITOS sites fantásticos cheios de scans de qualidade de obras que atendem a todos os gostos. Você encontra desde as graphic novels de Will Eisner, Art Spiegelman, Moebius e Marjane Satrapi até as novíssimas edições da DC e Marvel que ainda nem chegaram ao Brasil pelas editoras e já foram traduzidas por fãs e disponibilizadas online. Se você não sabe como fazer para ler quadrinhos no seu PC, smartphone ou tablet clique aqui. E, abaixo, segue a lista de melhores sites de scans do Brasil, com quadrinhos para todos – todos mesmo! – os gostos.



3º Sites para comprar quadrinhos

Vou indicar alguns sites que são super confiáveis, têm um bom acervo e fazem boas promoções.




4º Sites para acompanhar notícias


Para saber os lançamentos das editoras e notícias sobre o mundo da 9ª arte, preparei uma pequena lista com os três melhores sites.



Espero que as dicas sejam de muita ajuda para você. Deixe os seus comentários aí embaixo e, se tiver mais dicas, compartilhe conosco!

E não se esqueça de compartilhar o post com seus amigos. Grande abraço!



Comentários

Postagens mais visitadas