Resenha: Kuroko no Basket #1, Tadatoshi Fujimaki , Panini Comics (Planet Mangá)

Vi a indicação deste mangá em um vídeo do canal do Youtube “Pipoca e Nanquim”, feito por três editores de quadrinhos que sabem tudo sobre a 9ª arte e fazem indicações fantásticas de leitura. Como é uma série nova de mangás que está iniciando, resolvi pegar o primeiro volume nas bancas. Veja minhas impressões sobre esse lançamento da Panini no Brasil.

Um time de basquete ginasial do Colégio Teikou se destacou vencendo diversos campeonatos. Os jogadores titulares daquele time ficaram conhecidos como “A Geração dos Milagres”. Cada um deles transferiu-se para um colégio diferente no ensino médio. Entretanto, existia um rumor sobre a existência de um sexto jogador reconhecido pelos outros cinco como superior, o sexto jogador fantasma: Tetsuya Kuroko. Agora no Colégio Seirin, Tetsuya Kuroko se junta a Taiga Kagami e decide fazê-lo o número um do Japão, derrotando cada um dos integrantes da “Geração Milagrosa”.


O assunto deste mangá é o basquete e a competição entre adolescentes. Diferentemente da maioria dos mangás não possui violência, terror ou suspense. É uma história leve, divertida, com personagens extremamente simpáticos que ganham a sua torcida no desenrolar dos acontecimentos (o Kuroko, personagem principal, é muito fofinho, impossível não amá-lo). O traço de Fujimaki é dinâmico e combina muito bem com a história, cuja maioria das cenas se passa nos jogos, com muito movimento. E o desenho consegue transmitir para o leitor esse movimento, o detalhe do suor no rosto dos jogadores, das roupas no corpo. Enfim, achei sensacional.

Apesar de ser publicado originalmente no Japão para garotos (conforme informações no próprio mangá), não acho que deva se restringir a esse grupo. Quaisquer pessoas (sejam garotos, garotas ou mesmo adultos) que gostam de esportes, competição e de histórias leves e divertidas podem – e devem – ler Kuroko no Basket.



Já existe o anime (desenho animado) para esse mangá, e você pode encontrá-lo aqui. O mangá está saindo mensalmente nas bancas de todo o país e este mês saiu o volume #2. Eu, claro, já providenciei e logo farei resenha dele aqui. Assim poderei falar mais sobre a história que está apenas no começo.

Nota:




Capa de Kuroko no Basket #2:





Comentários

Postagens mais visitadas