Os melhores lançamentos literários - 1º Semestre de 2014

Decidi que este mês de junho seria o mês de ler os lançamentos literários mais interessantes do 1º semestre de 2014. Ao pesquisar em alguns blogs ou mesmo no Skoob, me deparei com alguns títulos interessantes (e muitos elogiados, mundo afora) que despertaram minha atenção. Alguns deles eu já li - aproveitando as férias antecipadas devido à Copa do Mundo - e outros estão apenas aguardando a sua vez. Veja os títulos abaixo, suas sinopses, algumas informações interessantes sobre as obras e prepare o seu bolso! =]

A mulher silenciosa, A. S. A. Harrison, Intrínseca, lançado no Brasil em abril/14

SINOPSE: Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa - para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, 'A mulher silenciosa' é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página.


Outras informações: 
The Guardian, News Day, USA Today, The Times, The Observer, Sunday Times, Daily Telegraph, The Sun, dentre outros grandes jornais e revistas, derramaram litros de elogios ao livro e à autora, que, infelizmente, faleceu deixando "A mulher silenciosa" como sua primeira e única obra.

Opinião pessoal: 
Já li o livro e já estou preparando uma resenha para ele. Considero-o muito bom, sofisticado como a sinopse diz, e bastante maduro. Para quem foge dos YA e thrillers cheios de mais-do-mesmo, eis uma excelente leitura.



Misery - louca obsessão, Stephen King, Suma das Letras, relançado no Brasil em maio/14

SINOPSE: Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegarão ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo. 


Outras informações: 
Misery na verdade é um relançamento da Suma das Letras no Brasil, já que Stephen King o lançou originalmente em 1987, e em 1988 foi lançado no Brasil, cuja edição já está esgotada e é rara. Existe um filme de 1990 baseada na obra. 

Opinião pessoal: 
Estou terminando de ler o livro e posso dizer que é absolutamente aterrorizante. Muito, muito, muito bom! Acho que nunca li um livro tão rápido na minha vida como estou lendo este.



Os três, Sarah Lotz, Arqueiro, lançado no Brasil em maio/14

SINOPSE: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo. 


Outras informações: 
Stephen King (sim, ele!) disse que "Os três é um livro maravilho [...], impossível parar de ler". Bom, se o mestre do terror disse isso, acho que vale dar uma espiada, não?

Opinião pessoal: 
Ainda não o li, mas pretendo fazê-lo ainda neste mês. Estou ansiosa, tanto pela história quanto pelas críticas positivas.



Silo, Hugh Howey, Intrínseca, lançado no Brasil em março/14

SINOPSE: O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.

Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.

Um crime cuja punição é simples e mortal.

Elas são levadas para o lado de fora.

Juliette é uma dessas pessoas.

E talvez seja a última.

Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/363298-silo

Outras informações: 
Mais informações no HOTSITE da Intrínseca.

Opinião pessoal: 
Também não li Silo ainda, mas tenho grandes expectativas em relação a esse livro. Me parece uma grande estória, distópica (um gênero que eu adoro) e cheia de reviravoltas.



A verdade sobre o caso Harry Quebert, Joel Dicker, Intrínseca, lançado no Brasil em maio/2014

SINOPSE: Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editora e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha.

Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência no caso do assassinato.

Com o intuito de ajudar Harry, Marcus começa uma investigação por contra própria. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada.

Um extraordinário livro de suspense, uma história de amor e um thriller excepcional, A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert escapa a todas as tentativas de descrição. Nada do que você leu antes poderia prepará-lo para este livro.

Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/384910-a-verdade-sobre-o-caso-harry-quebert

Outras informações: 
O livro recebeu muitos elogios e é um fenômeno mundial, como diz o Le Monde.

Opinião pessoal: 
Ler essa obra foi uma experiência das mais prazerosas. É uma obra muito dinâmica, com personagens complexos e um enredo denso que gira ao redor de um grande acontecimento. Tudo está interligado de maneira intrincada e considero esse o grande mérito do livro. Muito bom.



Roleta Russa, Jason Matthews, Arqueiro, lançado no Brasil em maio/2014

SINOPSE:  Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.

Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.

Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.

Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/377325-roleta-russa

Outras informações: 
O autor é ex-integrante da Diretoria de Operações da CIA e o livro recebeu uma excelente crítica no The New York Times, dizendo que a obra é cheia de detalhes de tirar o fôlego e que é uma cartilha para o romance de espionagem para o século XXI. 

Opinião pessoal: 
Será minha próxima leitura. Gostei muito da premissa do livro e acho que vai render boas horas de diversão.


É claro que muitos outros bons lançamentos surgiram nesse 1º semestre, mas foram estes acima que encheram meus olhos. Então, escolham um (ou vários), divirta-se bastante e continue a devorar assiduamente suas páginas diárias!

Até a próxima!

Comentários

  1. Oi Nanda!

    Já leu algum livro do autor Harlan Coben ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Mas já ouvi falar desse autor. Vou ler uma obra dele e resenho aqui. =]

      Excluir
    2. Leia mesmo, é muito bom as histórias dele (pelo menos, na minha opinião)

      Indico fortemente :]

      Excluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim, e gostaria de pedir dois pequenos favores: 1º procure não comentar como anônimo, porque gosto de saber quem são meus leitores e gosto de poder interagir com eles; e 2º respeite a opinião dos outros, porque eu respeito muito a sua.

Postagens mais visitadas